Imagem capa - DESTINATION WEDDING! por Bruna Basilio

DESTINATION WEDDING!

Sempre tive uma vontade imensa de escrever um blog, mas me achava muito inexperiente pra compartilhar histórias com alguém. E depois de quase 2 anos fazendo casamento e vivenciando muitas histórias, esse dia chegou! E pra abrir com a maior maestria de todas, vamos começar falando e dando algumas dicas sobre nosso primeiro Destination Wedding fora do País! 




Acredito que todo profissional ou quase todo, tem um sonho de fazer um  trabalho fora do seu País, o ambiente é completamente novo e por mais  que seja absurdamente lindo, você se vê extremamente desafiado e um dos  principais pontos seria por sair da zona de conforto.

O nosso destination wedding foi em San Andrés, na Colômbia. O lugar é  incrível, o céu é diferente, a luz do sol é mais marcante, podia rezar a  lenda de que era só apontar a câmera e pronto, já teríamos um foto  linda! Mas o difícil mesmo era não perder nada e  tentar captar tudo de  tão diferente em tão pouco tempo.



Vamos as dicas? [ para amigos de profissão ]


1- Conquiste seu primeiro destination wedding!


Não temos absolutamente vergonha nenhuma de falar que fomos de graça, a Dani e o Igor pagaram nossa passagem, hospedagem e alimentação, e eu já achava isso bem justo, porque éramos uma empresa bem nova, e tinha poucos cliques de casamento pra mostrar pra Dani! kkkk Mas quando eu vi esse pedido de orçamento chegando pra gente, eu não pensei duas vezes em oferecer tudo que eu podia pra conquistar os noivos e eles escolherem a 2barcos. E assim foi, era um domingo à noite quando a Dani me ligou e conversamos por uns 40 minutos, e juro pra vocês, ela e o Igor escolheram a gente bem ali! DICA: Não se apeguem a horário de trabalho, vocês são os donos das suas empresas, ninguém irá fazer mais por ela do que você mesmo, então se você quer muito, se entreguem!


2- Conquistei os noivos! E agora?




Bom, se você é novato no mundo das viagens, a primeira fase é ler muitos   blogs de viagens, verifique quais documentos precisam ter, a gente por   exemplo precisou renovar o passaporte pois na época da viagem estaria   vencido , tomar a vacina da febre amarela e emitir o certificado   digital. Você também precisa saber se existe alguma regra pra entrar no   País de destino, como visto por exemplo. DICA: E o que não pode   esquecer, veja quase todo dia a # do lugar no Instagram, chegue no seu   destination já sabendo os lugares mais fantásticos dele, não somente os   pontos mais turísticos e faça os ensaios bem cedo pra aproveitar o   espaço vazio, você não terá um mês pra aprender sobre o destino estando   nele, então estude ele daqui. As redes sociais são ótimas pra isso!


3- Qual equipamento levar?

Viajar demanda mala, e equipamento ocupa muita mala! Além de tudo você não vai ter a coragem de despachar a sua câmera né?! “Ah meninas, mas eu tenho uma Pelican ou uma similar” ! 

Ainda assim levaria a Pelican/similar com a gente no avião, você tem a chance de extraviarem a sua mala, e se o prazo do casamento for curto...  já entendeu o problemão né?! Então equipamentos sempre com você, até nossas baterias levamos com a gente. Fomos fotografar e filmar nesse destination, então levamos duas sonys, um osmo pocket, uma gopro com dome (aconselho muito pra lugares com praia, e treina com ele bastante antes de ir), duas Canons e algumas lentes, muuuito cartão de memória, muuuuita bateria, e o motivo disso era porque não sabíamos o tempo hábil que teríamos pra backup (façam backup todos os dias) e carregamento. E claro, o lindo drone.

Sobre material na Colômbia, quando você entra no País a Aduana pede pra você declarar o que tem, declarem tudo! Tiramos uma foto da declaração, apesar de achar que não serveria pra nada, porém podem alegar que você comprou fora do País e te cobrarem imposto, fiquem com as NFs em fácil acesso caso precisem provar. E o mais importante, a bateria do drone precisa estar com - 50% de carga, muitos usuários da DJI dizem que pode estragar caso viaje com ela cheia ou totalmente vazia e a cia área pode implicar também. Vale ler e entrar em contato com cada uma, pois possuem regras diferentes.  Sobre tripés, monopés ou similares, são obrigatoriamente despachados, tentem colocar tudo dentro de uma mala, pois se levar cada um dentro da sua própria case vão cobrar como bagagem extra, desmontamos o nosso tripé e coube certinho em uma mala que foi separada somente pra isso. 


4- O que fazer com equipe? 



Montamos uma equipe com três profissionais, mas isso é completamente  relativo. Fomos pra fazer foto e vídeo o que é hard work total, mas  tomem cuidado com isso, quantos mais profissionais você escolher levar,  mais caro irá ficar para os noivos, e você pode acabar deixando de ser  escolhido por isso, por mais que tenha um trabalho incrível e os noivos  tenham gostado muito de você, o preço pode acabar implicando no valor, o  que queremos dizer com isso? Que o os noivos acham justam o seu valor,  mas não podem pagar o preço por ele, existe uma diferença muito grande  entre ValorXPreço (vou deixar pra falar nos próximos posts mais  detalhadamente sobre isso), mas resumidamente o que quero dizer, é que  você e o cliente precisam estar bem alinhados na hora de estabelecer um  valor vs preço pois deixar de levar uma equipe maior pode prejudicar no  resultado final do Destination e acabar virando uma decepcionation  (trocadilho barato), mesmo sendo um casamento em local diferente, ele  tem as mesmas tradições que temos aqui, a hora do beijo, a entrada das  alianças, entrada da noiva Vs reação do noivo, hora dos votos, então  você continua tendo momentos que não podem perder, levar uma equipe  reduzida ou até mesmo ir sozinho é super possível, mas os noivos  precisam estar consciente disso e de tudo que pode acarretar. Uma outra  opção pra reduzir custos para os noivos ou aumentar o seu lucro é  contratar algum profissional local, e pra isso aconselho estreitar o seu  relacionamento com esse freela até o dia do casamento, mesmo que seja  via internet, conheça bastante o trabalho dele e nunca deixe de falar o  que você espera dele, e sempre, sempre tenha um plano B.  Conversem  bastante com os noivos, deixem tudo sempre muito bem registrado, e  treinem a logística de filmagem e fotografia.


5- Roteiro? Of Course, má friend!


É primordial saber o roteiro do casamento (e isso vale pra casamentos na sua cidade também) e da viagem (caso acompanhem outros momentos com os noivos), pois assim você já consegue se planejar melhor com o seu tempo, com takes e fotos que desejam ser feitos, com posicionamento de câmera, hora do voo do drone, saiba o roteiro do casamento! Vale uma conversa sincera com os noivos com o que eles esperam desse vídeo e foto, é claro que será o vídeo e as fotos da vida deles, então é legal ter em mente o que eles gostam ou não, se te procuraram é porque gostam do seu estilo então mostra um pouco mais pra eles e reafirmar os pontos que mais os agradam.




THAT'S ALL FOLKS!